sexta-feira, 11 de março de 2011

As Bodas de Fígaro

O legal quando você desenha é que seus amigos adoram lhe pedir coisas. E isso é ótimo porque sempre chegam pedidos estimulantes, cheios de novos ares pra se arriscar.

Foi de um jeito bem descontraído que a atriz e cantora Roseane Soares (uma amiga muito querida) me pediu para fazer uma filipeta de divulgação da Opereta da qual ela participava da montagem. Opereta porque na verdade, a montagem não era do texto integral, e sim uma adaptação, e com a metade do tempo (duas horas em vez de quatro).

Foi um trabalho gostoso e leve (como espero que a imagem possa mostrar).

Assisti cenas da Opera e ouvi suas músicas. Fiz algumas pesquisas à cerca do tema e da época em que se passa a comédia “As Bodas de Fígaro” de Wolfgang Amadeus Mozart, (e seu fio condutor, a satirizarão dos hábitos da família real).
Para finalizar, tentei passar para o papel a sensação de que os atores eram todos jovens.

Leveza e graça foram meus pontos de fuga no horizonte do papel.

Nem tudo são flores: infelizmente por um desentendimento no grupo a filipeta não foi utilizada, ela foi substituída antes mesmo se ver vista pelos cantores da Opereta.
Bom, tem certas coisas que não cabem ao mero ilustrador. rs

Mas o lado bom é que foi um trabalho diferente onde brinquei com os materiais: Meus fiéis lápis de cor e caneta preta. A finalização foi no photoshop.
Sim, eu seria banida de qualquer escola de artes pela mistura, mas que seja julgado o resultado (afinal, minha formação é cênica mesmo).






E o resultado final:



3 comentários:

  1. Ficou demais, as cores me lembrou quando molhamos o giz e passamos no papel, bem suave. E o arabesco ficou animal.
    Se n foi usado lá use em outro lugar, se aparecer a oportunidade.

    ResponderExcluir
  2. Eu fiquei extremamente triste com isso na época, a ponto de quase sair do grupo...tive algumas discussoes chatas com a diretora lá que, por fim, usou de seu poder hierárquico para me 'colocar no meu devido lugar de elenco'... foi muito triste. Fico chateada com isso ainda hoje, porque este é infinitamente mais belo que o que utilizamos depois.Mas concordo com o comentário anterior, se surgir oportunidade, utilize-o em outra montagem. Quem sabe no ano que vem?? (Talvez a Escola Municipal de Música de SP faça uma montagem dessa ópera, se quiser, posso sugerir a tua criaçao para ser adotada pelo grupo, tenho certeza de que, dessa vez, ela será utilizada, visto que nesse grupo tenho maior poder de decisao e, no mais, o desenho defende-se sozinho de tao lindo que é!). Bjo

    ResponderExcluir
  3. Rose. Eu ficaria muito contente com isso é claro. Não tenho pretensão de usá-lo pois acho cada trabalho único. Talvez repita o estilo em algo, mas essa desenho parece pertencer à "ópera".

    E obrigada, foi por você que pude fazer esse desenho.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...