Lasciate ogni speranza voi ch'entrate." Inferno: Canto III

Nihil por Lucas Marchetti 



Lasciate ogni speranza voi ch'entrate." Inferno: Canto III

Abandonai vossas esperanças pois Nihil vai arrastá-los para uma jornada insólita de horror cósmico contemporâneo densamente psicológico e urbano.

Ambientada em um mundo em suspensão, tomado por uma névoa enclausurante, a obra vencedora do Prêmio Odisséia Literária na categoria Narrativa Longa de Horror em 2019 dialoga intensamente com o horror pessimista de autores contemporâneos como Thomas Ligotti, mas com muita personalidade própria.

Apesar de beber da fonte estética do mundo literário de Stephen King, Nihil aproxima-se muito mais do conceito criado por Keiichiro Toyama, na forma de uma jornada dinâmica em que o leitor caminha pela narrativa coletando informações através de diários, poemas, cartas, relatórios, memórias e fluxos de consciência.

"A vida é apenas uma sombra ambulante." Macbeth

Os personagens de Nihil são humanos vestidos de fantasmas; aparentemente efêmeros como a névoa, mas que conduzem a narrativa exatamente onde deve chegar. São humanos na medida em que buscam meios para lidar com o isolamento intenso imposto pela névoa em temas recorrentes como angústia, abuso de substâncias e suicídio.

"O único valor deste mundo reside em seu poder de sugerir outro." Thomas Ligotti

Conceitualmente a obra de Carolina Mancini não decepciona. Nihil é niilista. Mas um niilismo que flerta muito mais com o absurdo acerca da vida como em Albert Camus ou, de maneira mais expressiva, com a linguagem alternante de Beckett e Ionescu. Neste contexto são observáveis também pequenas mas significantes críticas sociais que enobrecem o texto e tornam a leitura uma experiência catártica.

"Uma satisfação imensa para quem só sabia existir pela dor." Nihil

Apesar da obra, que é lindamente emoldurada por desenhos de surrealismo macabro da própria autora, conter bons momentos de horror visceral, a principal fonte do medo é mesmo o desconhecido. Um mundo sofrendo alterações insólitas e subjetividades encontrando fragmentos desconhecidos de si formam uma combinação única na narrativa laminar de Mancini.

O que te acompanharia se tudo que você tivesse fosse o nada? Nihil será seu guia nessa jornada.


Lucas Marchetti é pesquisador, escritor, tradutor e narrador de jogos interpretativos. Tem formação interdisciplinar em Humanidades com concentração em Escrita Criativa pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Psicologia (UFBA). Participa de linhas de pesquisa acadêmica em Psicologia do Medo, Desconstrutivismo na Literatura e Cinema Extremo Europeu e é pesquisador independente de Literatura Fantástica e Horror Contemporâneo.

Instagram @xismarchetti







A resenha do Lucas invadiu nosso blog, saindo diretamente do Instagram e da campanha de Nihil que está em financiamento coletivo, para ser gravada aqui.

Espero que tenham apreciado.

Abraços, Carol.



Comentários

Postagens mais visitadas