A Fúria do Cão Negro.

Quando as expectativas se concretizam, e muito positivamente.

O livro A Fúria do Cão Negro de Cesar Alcázar, é uma leitura encantadora e rápida. Cliché dizer que prende do início ao fim, mas é a verdade. Lido em dois dias (não consecutivos, por problemas de tempo, pessoais), ele é repleto de ação, sem aquela perspectiva exagerada e excessiva de uma mesma cena expandida a exaustão, e sim, sequenciais batalhas que levam a conhecer a fúria do personagem em sua sede de vingança, e também sua história.

O destaque vai para o personagem secundário Sean. Um fora da lei que não vê tanto glamour no seu modo de vida, também um trovador e um poeta. Ele traz, assim como Sancho à Quixote, a humanidade ao mercenário e a história, principalmente quando a reflexão fala mais alto que a adrenalina e as emoções vindas com o sangue e a futura vitória.


Uma crítica ferrenha a estruturação de poder político e religioso perpassa a história, assim como a descoberta do real vilão, o fanatismo.

Há ainda um pouco de amor, nada romanceado, mais de uma devoção sincera e real, o que motiva em si as escolhas do personagem durante a história.


Difícil, no entanto, é recuperar o folego depois da leitura. O livro chega e vai embora de uma vez, deixando uma marca feito um soco no estômago. Uma obra que mescla história gaélica, mitologia e muitas doses de sangue, deixando um gosto enorme de “quero mais”.

Comentários

Postagens mais visitadas