Contemplação e tempo para ser


 1) ato de concentrar longamente a vista, a atenção em algo.
"sentiu-se relaxar na c. daquela paisagem"
2) profunda aplicação da mente em abstrações; meditação, reflexão.
3) teologia concentração do espírito nas coisas divinas.

A gente sempre fala e escuta, da boca pra fora, que o importante é ser, e não ter. Na prática? Ah! Na prática a discussão é mais profunda, mas será que a gente sabe, ou consegue, caminhar nesse ser?

Cada um contempla o que te apetece, o que importa é brincar de se ver pequeno, livre e tranquilo, nessa imensa existência, pois se ver pequeno, pode diminuir o peso das coisas e evita ataques de megalomania.


Conversando com colegas me refaço sempre a pergunta: Nós estamos correndo para o que? Estamos trabalhando para comer, viver e apreciar a vida, ou estamos só trabalhando para alcançar um degrau invisível e insuficiente diate nossas verdadeiras razões? E eu me refiro àquelas que vêm de quem somos, e não da imagem que construímos para viver em sociedade.

Não me cabe o julgamento. Acho até que não deveria ser habito de ninguém. Mas reflito sobre esse caminho que nos permite contemplar a vida só nas férias, não por necessidade, mas por opção, pois acredito que só quando nosso eu mais profundo, aquele verdadeiro, que não quer provar nada pra ninguém, olha para o universo, é que se pode encontrar realmente o prazer de estar vivo e deixar que o mundo nos conte sua história, e nos encontrarmos como parte de um todo.

Eu tenho um sonho, meio que uma lembrança, de quando os seres humanos olhavam com maior frequência para o céu, e não se esqueciam que a vida é só um caminho, e que não há vitória maior que cuidar da trilha para os que virão, e apreciar a paisagem.

Será que o crescimento dos filhos tem sido visto, ou notado de vez em quando? A gente olha para o céu, e enxergamos as estrelas, ou só o observa nas fotos de outros e nos papéis de parede da internet? Nós visitamos os lugares pela experiência do lugar, ou apenas para tirar fotos?

Porque, talvez, seja esse parar a vista para absorver a vida, de fato, nos doando no ato de atenção, capaz de nos fazer desistir das falsas angústias que nos tiram o sono e nos amedrontam sem sentido, pra que a gente se entregue ao que vale a pena para esse nosso ser, que tantas e tantas vezes, calamos.



Comentários

Postagens mais visitadas